segunda-feira, 27 de julho de 2015

CÃO PASTOR: ESPECIAL 4 ANOS DO BLOG DO CATS NO SITE JOGO LIMPO.


4º ANIVERSÁRIO DO BLOG VALENTE CÃO    PASTOR NO PORTAL JOGO LIMPO. COM
Neste mês de Julho/2015, o BLOG VALENTE CÃO PASTOR, completa o seu 4º ano de parceria junto ao Portal Jogo Limpo, são 4 anos de cobertura interrupta do dia-a-dia do Clube Atlético Taboão da Serra, para marcar esta façanha, o Blog Valente Cão Pastor lança o selo comemorativo que vai acompanhar todos os posts publicado neste mês, no dia 27, dia exato dos 4 anos do blog, publicaremos uma reportagem especial, preparada com carinho para o nosso querido Cão Pastor.
CATS DESENVOLVE UM PROJETO NA CATEGORIA DE BASE SUB-20, QUE DEVERIA SER IMPLANTADO EM TODOS OS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS.
No momento em que se completa o 1º aniversário da Fatídica derrota da Seleção Brasileira por 7 gols a 1, diante do Selecionado Alemão, pelas semi finais da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, todos os setores ligados ao Futebol brasileiro, (Clubes; federações; jogadores; imprensa e público em geral), se debruçam sobre o assunto.
Discute-se os rumos que o futebol brasileiro deve trilhar para resgatar o prestígio perdido nos últimos anos, nas resenhas dos programas esportivos de rádio, televisão,  jornal e internet, e torcedores por todo o país, debate-se as providências a serem tomadas para tirar o futebol do fundo do poço.
A CBF, elegeu uma comissão de notáveis, (Parreira e  Zagalo entre outros), para discutirem ideias, que vão desde a contratação de técnicos estrangeiros, (Guardiola é o mais citado), até restrições à exportação dos jovens atletas brasileiros para o futebol internacional; com fervorosos defensores, e críticos ferozes,
Mas depois de um ano, nada foi realizado; as competições continuam deficitárias, o calendário desorganizado, as equipes não conseguem se preparar adequadamente  para as competições e os jogadores não têm voz no cenário do futebol brasileiro.
Outro problema crítico é a formação dos atletas; os clubes do interior, que eram grandes celeiros do esporte, vivem hoje  em situação de penúria, ou fecharam suas portas, os grandes clubes, com raras exceções, deixaram de formar atletas e tornaram-se apenas "vitrines", para atletas ligados a empresários e organizações, que controlam o mercado e exploram os clubes, que afundam em dívidas e sofrem com elencos cada vez mais caros, repleto de jogadores chamados "pizza", cujos direitos pertencem proporcionalmente a diversos "interessados".
 O  projeto da base do tricolor da serra
Na contra-mão destes acontecimentos, o C. A.Taboão da Serra, tem desenvolvido um método diferenciado para a base do clube.
A filosofia imposta é a das seletivas abertas para quem se interessar, priorizando exclusivamente, os atletas que não tenham agentes, com isso, as peneiras do clube são extremamente  concorridas; as últimas, da base Sub-20, realizadas no ultimo dia 09 de março, reuniram 336  atletas e todos foram efetivamente testados.
Para executar essa exaustiva avaliação, o clube montou antecipadamente uma comissão técnica profissional; com 1 preparador físico, 1 preparador de goleiros, 1 auxiliar técnico e 1 treinador.
Todos eles participaram diretamente da observação dos atletas, em treinos com 35 minutos de duração, 2 equipes completas, de atletas se apresentam, todos jogando sem serem interrompidos, durante toda a seção, todos têm a oportunidade de mostrar seu talento.
Terminada e seção, a comissão técnica discute suas impressões, (são avaliados: o domínio de bola, o jogo sem a bola, condução, passe e empenho do atleta, entre outras coisas), e depois que chegam ao consenso, apontam os selecionados, daquela seção; em seguida outras duas equipes se apresentam  e o processo é repetido, assim foi formada a base da equipe Sub-20.
Numa segunda etapa, vários amistosos foram realizados, com times amadores da região de Taboão da Serra, cidades vizinhas, e da capital, destes amistosos, mais alguns atletas foram selecionados, seguindo-se os mesmos critérios de seleção. Assim a equipe do Cão Pastor foi montada com a base de 1998, (17 anos) e 1997, (18 anos), e 2 ou 3 jogadores 1996, (19 anos).
Com antecedência de 4 meses, em abril,  a equipe já estava montada, para a disputa do Paulistão Sub-20 2015, com início marcado para agosto, o time disputou a Copa Ouro do APF, (Associação Paulista de Futebol), se preparando para o estadual da categoria, chegou às 4ªs de finais, sendo eliminado pela fortíssima equipe do Red Bull.
Atualmente, a equipe treina intensamente, no C. T. do Jardim Guaciara, procurando ajustar os últimos detalhes da sua preparação, para o início da competição estadual, que tem sua estreia marcada para o dia 1º de agosto em Porto Ferreira  diante da S. E. Palmeirinha.
Perspectivas:
Este projeto abre uma boa perspectiva, para o futuro do clube; uma estudada mudança de procedimento, que pode levar o time a um alto nível de competitividade, pois da seleção em grande escala, e com critérios técnicos bem definidos, resulta a revelação de atletas de qualidade, como isso e feito por profissionais qualificados, que sabem como poucos, orientar e extrair o melhor de um jogador, isso pode ser otimizado ao máximo.
A base Sub-20, que será utilizada este ano, pode ser trabalhada durante 3 temporadas, já que jogadores 1997, (18 anos),  ainda poderão ser utilizados na temporada 2016 e os 1998, (17 anos) durarão até a temporada 2017, quando estarão maduros, experientes e prontos para defender a equipe profissional do Cão Pastor.
Outra vantagem desta filosofia, e a mais promissora delas,  é a ausência de intermediários entre os atletas e o clube, já que estes jogadores não têm vínculos com agentes ou organizações, portanto cada um deles é uma semente que poderá dar frutos e se os derem, só o clube poderá desfrutar deles, deixando de trabalhar com os chamados atletas "pizza"  e ao serem negociados darão retorno de 100% dos valores em prol do clube.
A receita não é nova, (foi muito utilizada no passado), mas foi deixada de lado com a modernização do futebol, hoje com a situação que vive o futebol, talvez fosse a hora dos clubes e seus dirigentes pesarem a possibilidade de flexibilizar o atual sistema, dando mais autonomia aos clubes, este é um projeto que poderia contribuir com o esporte.
O Homem por trás do projeto:
Este belo trabalho realizado no Canil do Cão Pastor, é dirigido com maestria por um dirigente do clube, que vem demonstrando visão clínica, espirito de delegação, além de enorme dedicação ao projeto do Cãozinho Sub-20.
Trata-se de Marcos Eduardo, diretor de futebol do C. A. Taboão da Serra, que integra a administração Anderson Nóbrega, Marcos assumiu o comando da equipe de base Sub-20 e planeja levar o time ao topo da categoria.
Para isso, o dirigente não tem poupado esforços e tem dado todo o apoio necessário, para o sucesso da empreitada, proporcionando uma estrutura digna de profissionais em todos os sentidos: técnico, físico e material.
A começar pelo belo C. T. do Jardim Guaciara, de gramado sintético, que dá perfeitas condições de trabalho aos atletas; uma comissão técnica das mais gabaritadas, que conta com profissionais  experientes: o treinador Edmílson Abel é vice-campeão da Libertadores de 2007; o preparador Renato Rodrigues vem da forte base do Corinthians, o tarimbado treinador de goleiros Marcos Moura e o fisioterapeuta Aluísio Pereira ex-Portuguesa de Desportos.
Hábil negociador, Marcos Eduardo, fecha ótimas parcerias, que proporciona aos seus comandados, as melhores condições de trabalho; uniforme, bolas, equipamentos, boa alimentação, suplementos, medicação e todo o necessário, para que a equipe desenvolva este ótimo papel.
Blog Valente Cão Pastor conversou rapidamente, com o diretor Marcos Eduardo e reproduz aqui; o bate papo com o homem por trás deste projeto;

Blog Valente Cão Pastor:    Quando começou seu envolvimento com o futebol e como você chegou ao CATS?
Marcos Eduardo:    Em 2014, quando comandei o sub 17, que foi um desastre,  foi dada todas condições de trabalho mais infelizmente  a comissão técnica não correspondeu a altura.

                                                                                                                        BVCP: O que te levou a assumir a equipe Sub-20 do Cão Pastor?
M. E.    Em conversa com nosso presidente, vi a possibilidade de explorar mais os jogadores da própria região, que quase nunca tem uma oportunidade no futebol nesta categoria.
BVCP:    Você é muito elogiado por seus comandados, por que procura não interferir no trabalho da sua comissão, e gosta de distribuir as responsabilidades do trabalho; o que você pode dizer a respeito?
M. E.    Disso, acho importante delegar os trabalhos; ficar escalando jogadores nunca foi o meu objetivo, acho que sempre os melhores tem que jogar e ponto.

                                                                                                                                 BVCP:    Apesar das muitas dificuldades, você vem conduzindo um excelente trabalho; que resultados você acredita que pode alcançar com a equipe do Cãozinho Sub-20 nesta temporada?
M. E.    Em conversa com nossa comissão técnica, como os nossos atletas são um ano mais jovens 96-97-98. Trabalhando com garotos mais jovens, hoje tenho orgulho, pois temos uma equipe para mais 3 anos, (temporadas), Pela frente;  o objetivo do trabalho é de ser campeão em 2017, mais a nossa equipe tem nos impressionado com belos resultado, principalmente com resultado contra equipe da 1ª divisão, neste ano, (em especial, a brilhante atuação no jogo diante do Red Bull Brasil, pela 4ªs. de finais da Copa Ouro da Federação Paulista de Futebol)por isso, passo a sonhar mais alto neste ano.
Leia este post, também em:
http://www.jogolimpo.com/blogdocats/?p=12516
Pega eles Cão Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário